Nascido na China, o chá é a bebida espiritual, par excellence. Conhecido e consumido em todo o mundo, o chá é a delícia apropriada para trasformar os momentos mais corriqueiros em ocasiões únicas. Da colheita de suas ervas à arte de seu preparo, o chá traz em si, todo um devir, capaz de fazer do mais singelo gesto de manipulação de uma colher uma pequenina fresta para o sublime.
Grandes literatos já se puseram a fazer do chá, o objeto de sua escritura. Machado de Assis, Joris-Karl Huysmans, Marguerite Duras, Albert Cohen, Liu Xinglong, François Weyergans são alguns dos nomes que integram esta imensa lista e que compõem a belíssima antologia "Le Goût du Thé", organizada por Ingrid Astier e publicada pela Mercure de France.
Exercício tão espiritual quanto o próprio ato de preparar e fruir o chá, a leitura destes breves textos sobre a bebida que, nas palavras de um outro integrante desta antologia, Kakuzô Okakura, não tem "ni l´arrogance du vin ni l´affectation du café - et encore moins l´innocence minaudiére du cacao", permite encontrar verdadeiras preciosidades literárias como invitation à este instrumento de bem-estar.
Le Goût du Thé
Ingrid Astier (org.)
Mercure de France - Le Petit Mercure
de R$ 30,78
por R$ 23,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário