quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Poder e a Beleza do Mel para a Saúde

Ao contrário do Yoga e da Filosofia Búdica a Ayurveda busca a saúde, a longevidade e a plenitude do homem encarando-o completamente imerso no turbilhão e na complexidade do mundo presente. Esta atitude ideológica permitiu aos sábios e "artífices" desta antiga tradição medicinal um profundo mergulho na experiência humana, encontrando em cada aspecto cotidiano do existir - sobretudo no ato alimentar -, as chaves conceituais para o estabelecimento de parâmetros e regras interpretativas. 

O mel ocupa uma posição toda especial na terapêutica ayurvédica. No artigo de Bokkulla Reddy, disponibilizado aqui aos leitores de Café Monteil, podemos obter grandes informações sobre esta delícia dos deuses e dos homens.

     

Bokkulla Reddy


Madhu (mel) em sânscrito é uma substância de profundo valor terapêutico para a Ayurveda, que o acrescenta aos compostos fitoterápicos para promover e potencializar a absorção das ervas e seus ativos pelos tecidos do corpo (yogavaha). Doce e levemente adstringente (característica que acentua com o seu envelhecimento) é extremamente nutritivo e doador de vitalidade. Pode ser consumido diariamente para aumentar a vitalidade. Recomenda-se uma colher de chá por dia em jejum ou logo depois do café da manhã. Para pessoas de constituição kapha (água e terra, calmas e lentas), aconselho utilizar um mel mais antigo como rotina matinal diluído em água morna (nunca quente) e gotas de suco de gengibre fresco; pessoas de biotipo pitta (fogo, transformadoras) podem consumir o mel puro. As pessoas de natureza vata (ar, ativas) devem preferir um mel jovem e podem acrescentar gotas de limão e gengibre fresco.

Externamente, o mel é um poderoso cicatrizante e regenerador de tecidos e pode ser aplicado também sobre queimaduras e ferimentos. Produzido a partir do néctar ou essência das flores, é um alimento satwico tão rico quanto sutil: quando consumido o mel, ele penetra também em nossos canais sutis (nadis), nutrindo-os com vitalidade. Segundo a Ayurveda, ele estimula o desenvolvimento do intelecto e da força de caráter, além de ser um poderoso antídoto contra venenos físicos e sutis.

O mel pode ser utilizado em muitas condições de excesso de kapha (água): para fluidificar excesso de muco e catarro, para auxiliar na redução da retenção de líquidos e inchaço (internamente e externamente), controlar diabetes e auxiliar no combate a obesidade. Desequilíbrios como bronquite, asma, artrite, infecções renais e resfriados também podem ter o mel como aliado na cura. Gargarejo com mel e cúrcuma é excelente para dores de garganta e amigdalites. O mel também pode ser [utilizado] internamente contra úlceras - por causa de suas propriedades cicatrizantes e como tônico em casos de convalescência e "desvitalização" em pessoas de natureza vata, devendo ser ingerido com leite e especiarias levemente picantes como cardamomo. Nunca deve ser aquecido, porque a elevação de sua temperatura torna-o tóxico e rajásico (qualidade que agita a mente).

Para terminar, uma receita de "Batom lábios de mel":

1 colher de sobremesa de mel jovem e 1 colher de sobremesa de manteiga de cacau, karité ou cupuaçu - pode usar ghee também, mas fica mais mole.

Derreta a manteiga de cacau (ou a base que você escolheu) em banho maria, quando estiver quase querendo endurecer acrescente o mel e misture bem. Coloque em um potinho e use à vontade. Pode colocar na geladeira para endurecer. Para ficar colorido adicione beterraba em pó ou urucum.


Metrô News - segunda-feira, 21 de novembro - 2011

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário